terça-feira, 12 de outubro de 2010

Marta é eleita embaixadora da Boa Vontade

Estocolmo, 11/10/2010
Melhor jogadora do mundo por quatro anos segundo a Fifa, brasileira reforça time do PNUD pelo cumprimento dos oito Objetivos do Milênio
PNUD_Divulgação
Leia também
Ronaldo e Paulo Coelho vão promover ODM

Marta joga com Ronaldo contra a pobreza
do PNUD
O PNUD anunciou, nesta segunda-feira, a nomeação da jogadora brasileira de futebol Marta como embaixadora da Boa Vontade. Considerada pela Fifa a melhor do mundo desde 2006, a atleta terá a missão de trabalhar pelo empoderamento da mulher como forma de combater a pobreza.

Em cerimônia realizada em Estocolmo, Marta disse que quer incentivar o esforço internacional para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com ênfase especial na questão da emancipação feminina.

“O PNUD atua pelo mundo contribuindo de forma positiva para a vida de milhões de pessoas, e estou orgulhosa de assumir o compromisso pessoal com esse trabalho”, disse.

Os ODM são um conjunto de oito metas que foram acordadas em escala mundial com o objetivo de reduzir a pobreza pela metade até 2015 através da luta contra a fome, as doenças, o analfabetismo, a degradação ambiental e a discriminação contra a mulher.

“O PNUD se sente muito orgulhoso de dar as boas-vindas a Marta como embaixadora da Boa Vontade”, afirmou Helen Clark, administradora internacional da agência da ONU.

“Marta é um modelo a ser seguido pelas mulheres e meninas de todo o mundo e não tenho dúvidas de que, da mesma forma como ela tem sido uma inspiração para todas as que querem jogar futebol e virar atletas, ela também será uma inspiração a todos para que se unam rumo ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Estou muito contente de acolhê-la em nossa equipe”, acrescentou.

Marta Vieira da Silva recebeu suas credenciais como embaixadora da Boa Vontade das mãos do diretor do escritório nórdico do PNUD, Jakob Simonsen. O ex-ministro de Relações Exteriores da Suécia Jan Eliasson, recentemente nomeado personalidade eminente a favor dos ODM, também deu as boas-vindas pessoalmente a Marta em sua nova missão.

“Não esqueci minhas origens”, assegurou Marta, de 24 anos, que cresceu em um bairro pobre de Dois Riachos (AL), em uma família de quatro filhos sob os cuidados da mãe. “Tive a oportunidade de vencer na vida, mas sempre penso naqueles que não tiveram a mesma sorte. Todos nós temos que contribuir para ajudar a combater a pobreza.”

Representando o governo brasileiro e a embaixada do país em Estocolmo, Rodrigo Almeida transmitiu a Marta felicitações pelo título adquirido.

"Temos inteira confiança de que você desempenhará suas funções com brilhantismo, pois, tendo conhecido de perto os desafios enfrentados por tantos ao redor do mundo, venceu-os e se tornou a estrela que é hoje", declarou.

"Você é, sem dúvida, fonte de inspiração para todos nós e o Brasil crê que as Metas do Milênio e a luta contra a pobreza e a fome não poderiam estar em melhores mãos. Mais uma vez, parabéns", acrescentou.

Trajetória nos campos

Marta foi eleita a melhor jogadora do mundo pela Fifa durante quatro anos consecutivos, de 2006 a 2009 - a eleição deste ano ainda não foi realizada.

Na Suécia, jogando pelo clube Umea IK, ela alcançou alguns dos momentos mais marcantes da carreira com extraordinários 111 gols em 103 partidas, entre 2004 e 2008.

O desempenho no clube sueco garantiu a Marta o título de artilheira em 2004, 2005, 2006 e 2008. Além disso, recebeu também o prêmio de melhor atacante em 2007 e 2008.

Atualmente, Marta joga nos Estados Unidos, no clube FC Gold Pride, com o qual ganhou o título do último campeonato nacional. Ela marcou 19 gols em 24 partidas durante a temporada, consagrando-se artilheira da Liga.

Em 2007, Ronaldo e Zidane convidaram Marta para disputar o Jogo contra a Pobreza do PNUD, na cidade de Fez, no Marrocos. Com isso, ela se tornou a primeira mulher na história a jogar uma partida internacional de futebol masculino.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial